Fabricio.adm.br Apresentação pessoal e currículo Artigos, poemas, textos diversos de minha autoria Fotos de alunos, ex-alunos e pessoais Apostilas, exercícios, trabalhos e demais materiais para uso em sala de aula Livros, filmes, acessórios e produtos tecnológicos para Administradores Vídeo aulas, podcast, dinâmicas gravadas, etc. Cursos rápidos e gratuitos para desenvolvimento de habilidades gerenciais Cadastro para alunos, com o objetivo de informá-los sobre a disponibilização de material didático a ser trabalhado em sala Página inicial

Wall Street - Poder e Cobiça

Siga-me
Blog
Blog
Twitter
Twitter
Orkut
Orkut
YouTube
YouTube
Compartilhe
Compartilhe

A história ocorre em 1985, em Nova York. Um jovem e ambicioso estudante de Administração que trabalha como corretor de ações, Bud Fox (Charlie Sheen), ao conhecer um milionário investidor bem sucedido, Gordon Gekko (Michael Douglas), se deixa seduzir pelo poder, status e ambição.

Maior parte do filme se passa em ambientes corporativos que ilustram inúmeras situações empresariais, das mais sutis (como relações interpessoais entre funcionários, cargos de chefia e subordinados) às mais marcantes (como a tomada de decisões estratégicas e seu alto impacto no ambiente externo e interno da organização).

Wall Street - capa do DVDExemplifica também a espionagem empresarial, revelando como este tipo de prática ilegal ocorre, seus riscos e porque seduz a negociadores pouco éticos... ou ingênuos facilmente influenciáveis.

O filme concedeu merecidamente a Michael Douglas Oscar de melhor ator em 1987, é incrível como seu personagem consegue nos seduzir através de uma atuação brilhante, marcada por falas agressivas e persuasivas, como em seu discurso veemente usado para conquistar o apoio dos acionistas de uma empresa: "A ambição é correta, é benéfica. Ambição funciona. Ambição esclarece, abre caminhos e capta a essência do espirito evolutivo. Ambição em todas as formas: pela vida, pelo dinheiro, pelo amor, pela sabedoria. A ambição tem marcado a evolução da humanidade e a ambição é o que salvará não só a empresa, mas também o país."

Gordon GekkoOutro ponto forte do filme são as várias referências à obra milenar A Arte da Guerra, de Sun Tzu, primeiro livro que se tem notícias sobre estratégia, que há muito tempo vem influenciando empresas do mundo todo. Um dos ensinamentos citados por Gordon retirado do livro: "Uma batalha se ganha antes do confronto."

O segredo do sucesso do milionário Gordon é o fato de ser bem informado. Informações confiáveis sobre seu negócio obtidas antes da concorrência, permitem decisões acertadas, o que resulta em altos lucros (princípio também tratado na obra de Sun Tzu).

O filme demonstra também como funciona o mercado da bolsa de valores, apresentando um retrato realista do mercado de ações dos anos 80. É interessante perceber como alguns personagens em virtude de suas decisões ora tem grandes prejuízos, ora tem altos lucros, de uma hora para outra.

É interessante também notar o amadurecimento do personagem Bud, que inicialmente usa vários jargões de vendedores ("Você não vai se arrepender em negociar comigo! Sou um campeão!") e a partir do convívio com Gordon vai aprendendo o que funciona e o que não funciona para ser bem-sucedido.

Se vale a pena assistir para apenas se divertir? Não é um filme que você diga "Uau!", mas certamente é muito interessante pelo aprendizado e um grande sucesso da época.

Artigo publicado originalmente no Portal Administradores.com.br.
Clique aqui para acessar.

Envie este texto por e-mail

HOME | QUEM SOU | TEXTOS | FOTOS | SALA DE AULA VIRTUAL | LOJA VIRTUAL | MULTIMÍDIA | WORKSHOPS | CADASTRO | INDIQUE ESTE SITE | ADICIONE AOS FAVORITOS | FALE COMIGO | MAPA DO SITE

©2009 Fabricio Moraes Cunha. Todos os direitos reservados.
A reprodução parcial é permitida, desde que citada a fonte.

 

Voltar para a página anterior Ir para o topo da página