Fabricio.adm.br Apresentação pessoal e currículo Artigos, poemas, textos diversos de minha autoria Fotos de alunos, ex-alunos e pessoais Apostilas, exercícios, trabalhos e demais materiais para uso em sala de aula Livros, filmes, acessórios e produtos tecnológicos para Administradores Vídeo aulas, podcast, dinâmicas gravadas, etc. Cursos rápidos e gratuitos para desenvolvimento de habilidades gerenciais Cadastro para alunos, com o objetivo de informá-los sobre a disponibilização de material didático a ser trabalhado em sala Página inicial

Tempos Modernos

Capa do DVD Tempos Modernos

Siga-me
Blog
Blog
Twitter
Twitter
Orkut
Orkut
YouTube
YouTube
Compartilhe
Compartilhe

Quando se fala em filme sobre Administração, o primeiro que vem a cabeça da maior parte dos professores de Teoria da Administração é Tempos Modernos, de Charlie Chaplin. Lançado em 1936, este filme faz uma hilária crítica à indústria e à iniciativa privada de sua época, período em que a Revolução Industrial estava em sua plenitude.

Os princípios básicos da Administração Científica de Frederick Taylor - Pai da Administração - são ilustrados através de várias cenas do filme, bem como os problemas decorrentes de tais princípios. Por exemplo, o estudo de tempos e movimentos para os funcionários executarem as atividades industriais é um dos principais legados de Taylor, entretanto, Chaplin enfatiza as disfunções de tal princípio, como desgaste físico e emocional dos funcionários provocados pela excessiva padronização das ações e longos períodos de tempo executando-as. Tudo isso regado com um humor crítico e que provoca a reflexão.

Charlie ChaplinA partir dos vinte primeiros minutos, o filme deixa de enfatizar as relações homem-trabalho e passa gradativamente para a comédia romântica, através da participação da bela atriz Paulette Goddard.

O mais interessante é que apesar de mais de setenta anos, o humor de Chaplin através de seu cativante personagem Carlitos continua atual: quando passo o filme para alunos a diversão é garantida e os consequentes debates riquíssimos.

Trata-se de uma obra clássica que deve ser assistida por todo estudante e profissional da Administração.

Para saber mais...

Logo abaixo, você poderá conferir um trecho de Tempos Modernos, ficha técnica e saber como adquirir o DVD do filme.

Se você quer saber mais sobre o trabalho de Charlie Chaplin e sobre a Administração Científica, recomendo também dois livros que são referências essenciais:

Charlie Chaplin, de André Bazin - capa

Título: Charlie Chaplin
Editora: Jorge Zahar
Autor: André Bazin
Comentários: obra onde o crítico francês André Bazin estuda o diálogo que Chaplin mantinha com a sociedade através de seus filmes. A mecanização em "Tempos Modernos", a permissividade burguesa em "Monsieur Verdoux" e a ascensão do nazismo em "O Grande Ditador" são assuntos abordados profundamente nesta obra indispensável. Excelente também para quem quer conduzir debates ainda mais ricos através dos filmes de Chaplin. Clique aqui para detalhes sobre o livro e saber como comprar.

Introdução à Teoria Geral da Administração, de Idalberto Chiavenato - capa Título: Introdução à Teoria Geral da Administração
Editora: Campus
Autor: Idalberto Chiavenato
Comentários: do mesmo modo que Charlie Chaplin é a maior referência do cinema, este livro é a maior referência brasileira sobre Administração. Em sua primeira parte, Chiavenato faz um estudo detalhado sobre a Teoria Científica da Administração, daí sua relação com Tempos Modernos: o filme é uma ótima demonstração do que foi esta escola. Clique aqui para detalhes sobre o livro e saber como comprar.

Artigo publicado originalmente no Portal Administradores.com.br.
Clique aqui para acessar.

Envie este texto por e-mail

HOME | QUEM SOU | TEXTOS | FOTOS | SALA DE AULA VIRTUAL | LOJA VIRTUAL | MULTIMÍDIA | WORKSHOPS | CADASTRO | INDIQUE ESTE SITE | ADICIONE AOS FAVORITOS | FALE COMIGO | MAPA DO SITE

©2009 Fabricio Moraes Cunha. Todos os direitos reservados.
A reprodução parcial é permitida, desde que citada a fonte.

 

Voltar para a página anterior Ir para o topo da página