Fabricio.adm.br Apresentação pessoal e currículo Artigos, poemas, textos diversos de minha autoria Fotos de alunos, ex-alunos e pessoais Apostilas, exercícios, trabalhos e demais materiais para uso em sala de aula Livros, filmes, acessórios e produtos tecnológicos para Administradores Vídeo aulas, podcast, dinâmicas gravadas, etc. Cursos rápidos e gratuitos para desenvolvimento de habilidades gerenciais Cadastro para alunos, com o objetivo de informá-los sobre a disponibilização de material didático a ser trabalhado em sala Página inicial

O Diabo Veste Prada

Siga-me
Blog
Blog
Twitter
Twitter
Orkut
Orkut
YouTube
YouTube
Compartilhe
Compartilhe

"Sabe porque o contratei? Sempre contrato o mesmo estilo de pessoa para este cargo. Mas todas me decepcionam. Então me aparece você, que aparentemente não tinha perfil, mas sim um ótimo currículo e um belo discurso sobre sua ética de trabalho. Eu achei que você seria diferente. No entanto, você acabou me decepcionado mais do que qualquer um dos outros."

Como você reagiria se trabalhasse duro em uma tarefa cujo resultado não foi o que se esperava, e ouvisse do seu chefe este discurso? Guarde sua resposta para comparar com a reação da personagem Andy Sachs (Anne Hathaway), protagonista do filme O Diabo Veste Prada.

Capa do DVDVivemos em um mundo onde somos obrigados a ver como ideal um modelo de eficiência extrema: por mais que estudemos ou trabalhemos, parece nunca ser o suficiente, e o mundo parece nos instigar a dar cada vez mais e mais de nós mesmos. Isto nos custa muito caro: o sacrifício de momentos com amigos, família e principalmente com nós mesmos.

Reconhecimento? Estabilidade? Isso não existe em um mundo onde somos forçados a nos compararmos com parâmetros inatingíveis de excelência: quando achamos que "chegamos lá", percebemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido.

Mas e nossa essência? Como fica nisso tudo?

MirandaO filme O Diabo Veste Prada é uma obra divertida que aborda essas questões. A história se passa no universo da moda - mas certamente o espectador vai identificar inúmeras situações cotidianas muito semelhantes. No filme, a jovem Andy é contratada como a nova assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), uma tirana editora de moda de Nova York. Através de um enredo inteligente e envolvente, no desenrolar da história vemos como a busca pela excelência pode ser proporcional à decadência de sua vida pessoal, como explica o personagem Nigel (Stanley Tucci): "Sua vida pessoal etá péssima? Bem vinda ao clube! Acontece quando se trabalha bem. Avise-me quando explodir: quer dizer que será promovida."

Só por esta reflexão, o filme já é uma ótima referência para o profissional atual, seja da Administração, seja de qualquer outra área. Mas temos muito mais pela frente.

Estilos de Liderança

Existem três estilos básicos de liderança que um gestor pode adotar: autoritário, democrático e participativo. A personagem Miranda é um exemplo típico de liderança autoritária, é raro ver o ditado "manda quem pode e obedece quem tem juízo" ser tão bem representado em um filme. Cada segundo do filme evidencia o jeito agressivo e duro do estilo autoritário, bem como suas vantagens (total controle sobre a organização em virtude do baixo grau de delegação) e desvantagens (sobrecarga de responsabilidades e serviço que extermina a vida pessoal do gestor autoritário).

As Bases do Poder

Outro assunto muito interessante ilustrado no filme são as bases do poder, ou seja, a capacidade que um indivíduo tem para influenciar o comportamento de outro indivíduo. Existem vários tipos de poder, a saber:

  • Poder coercitivo: as pessoas obedecem por medo das consequências negativas de seu comportamento.
  • Poder de recompensa: o oposto ao poder coercitivo, ou seja, as pessoas obedecem objetivando conseguir algum benefício.
  • Poder legítimo: referente à posição na hierarquia formal da organização.
  • Poder do talento: é o poder provindo da perícia, isto é, em virtude do líder ser reconhecido por fazer algo muito bem ou em deter conhecimentos sobre algo. Se você faz muito bem alguma coisa útil e as pessoas sabem disso, provavelmente detém poder do talento.
  • Poder de referência: provém da admiração pelo outro e o desejo de se parecer com ele, sendo bem semelhante ao carisma.

Miranda e AnneMiranda apresenta uma miscelânea interessante de poderes, advindos de diversas bases: apresenta poder coercitivo pois as pessoas temem ser ofendidas ou demitidas. Apresenta poder legítimo, uma vez que tem cargo de chefia com ampla autoridade. Tem poder do talento, pois é considerada "um mito" no mundo da moda. E sob a personagem Andrea, vai apresentando seu poder de referência, até que... bom, deixa para lá. Assista ao filme! Até mesmo o poder de recompensa pode ser ilustrado: "Trabalhe nesta revista de moda por um ano e conseguirá emprego em qualquer outra revista do país!", é o que todos disseram para Anne ao conseguir a tão cobiçada vaga.

Além de todas as reflexões interessantes, O Diabo Veste Prada é um filme cativante e muito divertido que garante boas risadas. Minha nota? 10!

Para saber mais...

Logo abaixo você poderá conferir o trailer deste filme, obter maiores detalhes e também saber como adquirí-lo:

Caso os assuntos transversais abordados neste artigo (estilos de liderança e bases do poder) sejam do seu interesse e caso tenha interesse em saber mais sobre o livro que baseou O Diabo Veste Prada, recomendo:

Livro O Diabo Veste Prada - capa

Título: O Diabo Veste Prada
Editora: Record
Autor: Lauren Weisberger
Comentários: o sucesso deste livro foi tão grande que chegou a inspirar o filme. Clique aqui para detalhes sobre o livro e saber como comprar.

Livro Comportamento Organizacional - capa

Título: Coportamento Organizacional
Editora: Prentice-Hall
Autor: Stephen P. Robbins
Comentários: uma das principais referências sobre comportamento organizacional. Apesar de ser voltado para o meio acadêmico (o livro apresenta o conteúdo de forma didática, com inúmeros exercícios, propostas de trabalho em grupo e estudos de caso), é uma leitura gostosa e fundamental para quem se interessa por Gestão de Pessoas e Clima, Cultura e Poder nas organizações. Clique aqui para detalhes sobre o livro e saber como comprar.

 

 

Artigo publicado originalmente no Portal Administradores.com.br.
Clique aqui para acessar.

 

Envie este texto por e-mail

 

 

HOME | QUEM SOU | TEXTOS | FOTOS | SALA DE AULA VIRTUAL | LOJA VIRTUAL | MULTIMÍDIA | WORKSHOPS | CADASTRO | INDIQUE ESTE SITE | ADICIONE AOS FAVORITOS | FALE COMIGO | MAPA DO SITE

©2009 Fabricio Moraes Cunha. Todos os direitos reservados.
A reprodução parcial é permitida, desde que citada a fonte.

 

Voltar para a página anterior Ir para o topo da página